Cidades

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) tem um novo reitor: o professor João Paulo Sales Macedo, que foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um mandato de quatro anos. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24) e pode ser visto aqui.

João Paulo Sales é o primeiro reitor eleito da UFDPar, que foi criada em 2018 a partir do desmembramento do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele é professor do curso de Psicologia e possui graduação, mestrado e doutorado na área. Ele já atuava como reitor pró-tempore desde janeiro de 2023, quando substituiu o professor Alexandro Marinho de Oliveira, que foi afastado por suspeita de estelionato.

Em outubro de 2023, a UFDPar realizou a sua primeira eleição para reitor e vice-reitor, com duas chapas concorrentes. A chapa 2, liderada por João Paulo Sales, venceu com 40,91% dos votos. Os nomes dos candidatos foram enviados em lista tríplice para o presidente Lula, que escolheu o mais votado.

O novo reitor está em Brasília, participando da reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ele agradeceu o apoio da sua família e da comunidade acadêmica e disse que se sente honrado em assumir a UFDPar.

“É uma honra servir a nossa comunidade acadêmica e dar o nosso melhor para ofertar educação superior pública de qualidade e, socialmente, referenciada no estado do Piauí. Agradeço a minha família, em especial a minha esposa Sariny e meus filhos Heitor e Henri e a todos e todas que emanaram os melhores propósitos para chegarmos no dia de hoje, com esta belíssima vitória para a universidade”, declarou.

A posse oficial de João Paulo Sales será em fevereiro, em cerimônia em Brasília. Depois, haverá uma solenidade na própria UFDPar, para a comunidade acadêmica. A gestão do novo reitor começa hoje, com a publicação da nomeação no diário oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *