DestaquesPolíticaTansporte

Guarda Municipal de Teresina recebe quatro novas viaturas do MJSP

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina ganhou um reforço na sua frota de veículos nesta quinta-feira (25). Quatro novas viaturas foram entregues pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio de um convênio com o município. A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa, do coordenador municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, Danúbio Carvalho, e do comandante da GCM, Waltenir Santos.

As novas viaturas são fruto da adesão da GCM ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), que visa fortalecer as instituições de segurança pública. Os veículos são equipados com giroflex e vão integrar o aparato público de viaturas da Guarda Municipal de Teresina. “Essa é uma conquista importante para a nossa corporação, que vem trabalhando para garantir a segurança da população e do patrimônio público”, afirma Danúbio Carvalho.

O coordenador municipal de Segurança destaca que a aquisição das viaturas é uma das consequências da aprovação do estatuto da GCM de Teresina, que regulamenta as atribuições e os direitos dos guardas municipais. “O estatuto era uma demanda antiga da categoria, que agora tem mais segurança jurídica para exercer suas funções. Além disso, o estatuto nos permite firmar parcerias com o governo federal e outros órgãos para melhorar as condições de trabalho da GCM”, explica Carvalho.

Com a chegada dos novos veículos, haverá uma reorganização da frota de viaturas da GCM. “As novas viaturas serão usadas para o serviço administrativo e para reforçar a Guarda Maria da Penha, que atua na

proteção das mulheres vítimas de violência. As camionetes que estavam nesses setores serão destinadas para o Batalhão Ambiental, a Patrulha Rural e a Romu, que são os nossos grupos especializados em operações de maior complexidade”, detalha Waltenir Santos, comandante da GCM de Teresina. Ele ressalta o compromisso da atual gestão em aparelhar a corporação




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *