DestaquesEconomiaPolítica

Governador do Piauí recebe embaixador do Japão e celebra parcerias estratégicas

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, recebeu nesta segunda-feira (29) uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, liderada pelo embaixador Teiji Hayashi, no Palácio de Karnak. O objetivo da visita foi estreitar as relações entre o estado e o país asiático, que já são parceiros em diversas áreas.

Na coletiva de imprensa, o embaixador Hayashi destacou a importância do Brasil e do Piauí para o Japão. Ele citou as parcerias com empresas de fibra óptica, tecnologia e agronegócio, e afirmou que o desafio é ampliar os laços econômicos. Ele também elogiou a parceria educacional que existe há mais de 20 anos, que permite que estudantes brasileiros façam graduação ou pós-graduação no Japão com bolsas financiadas pelo governo japonês. Segundo o governador Fonteles, o Piauí foi o estado que mais enviou estudantes para o Japão nesse período, com 150 bolsistas.

O governador Fonteles também lembrou que esteve no Japão em novembro do ano passado, onde assinou três memorandos de entendimento nas áreas de energia eólica no mar, grãos e energias renováveis, com foco em hidrogênio verde. Ele disse que o Piauí tem potencial para ser um grande produtor de energia limpa e que conta com o apoio do Japão para desenvolver esse setor.

Além do embaixador Hayashi, participaram do encontro o cônsul principal do Consulado do Japão em Belém, Satoshi Morita; o segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil, Takeya Eiji; e a assessora do Consulado do Japão em Belém, Akiko Sasaki.

1de30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *